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RH

Como implementar um sistema de benefícios flexíveis na empresa?

Confira o passo a passo para implementar na empresa um sistema de benefícios flexíveis para os colaboradores!

Colocar um sistema de benefícios flexíveis em prática na sua empresa é uma excelente maneira de aumentar a satisfação do colaborador e conseguir dados incríveis de people analytics para o setor de RH. 


Hoje, quem aposta nesse modelo de benefício está à frente de seus concorrentes no mercado. Possíveis talentos enxergam esse tipo de oferta com outros olhos, e esse pode ser o diferencial na hora dele aceitar ou não uma proposta. 


Por isso, ao longo deste artigo você vai aprender mais sobre:


  • o que é um sistema de benefícios flexíveis;
  • como implementar na sua empresa. 


Afinal, o que é um sistema de benefícios flexíveis?

Para entender um sistema de benefícios flexíveis, primeiro é preciso compreender o modelo tradicional. 


No sistema tradicional, o RH da empresa define quais serão os benefícios que o colaborador terá e quais serão os valores. Geralmente, o colaborador fica refém de uma série de cartões diferentes (VT, VR, VA, Vale-gasolina, etc) e só pode gastar aquele valor nos estabelecimentos definidos para tais. 


Porém, no modelo flexível, a empresa também decide qual será a oferta de benefícios, mas o colaborador pode escolher onde e como quer gastá-lo. Ou seja, se para ele faz mais sentido fazer compras de mercado com o valor da alimentação ele pode fazer isso ao invés de usar para comer em restaurantes, por exemplo. 


Mas, se for desejo do RH, também é possível definir valores específicos que só podem ser gastos em determinadas categorias. A ideia central aqui é exatamente a questão da flexibilidade, de criar as suas próprias regras para os benefícios. 


Como implementar esse sistema na empresa?

Agora que você já entende como funciona o sistema de benefícios flexíveis, vamos falar sobre como implementá-lo em sua empresa. Aqui com a Alymente é muito mais simples do você imagina. 


O setup é muito simples! A partir do momento que uma empresa fecha conosco, o primeiro passo é a assinatura do contrato, para garantir o cumprimento da lei em ambos os lados. 


O próximo passo é subir a lista de todos os colaboradores da empresa para o back-office da Alymente. Esse processo é extremamente simples e pode ser realizado em poucos minutos. 


Depois, caso seja do interesse da sua empresa oferecer o cartão bandeira Mastercard para os times, basta solicitá-los. 


Aqui, existem duas opções diferentes para a entrega dos cartões. Você pode optar por solicitar que um lote com todos os cartões chegue diretamente no RH da empresa ou escolher a entrega individual na casa de cada um dos colaboradores, o que é uma excelente ideia para quem trabalha no modelo home office


Independentemente da opção escolhida, uma vez que os colaboradores já foram incluídos no back-office, é possível começar a utilizar os benefícios mesmo antes da entrega do cartão usando as nossas plataformas digitais. 


Para recarregar o valor dos benefícios basta fazer o pedido para a Alymente. Nós vamos emitir um boleto para você e, assim que ele for pago, o saldo já ficará disponível para todos!


É tudo simples, rápido e fácil! Se interessou? Entre em contato conosco para receber todos os nossos materiais e marcar uma conversa! (:

Nadjine Hochleitner Terhoch
Jornalista e apaixonada por fotografia e literatura.