>
Colaboradores

Benefícios e home office: posso usar meu benefício quando não estou na empresa?

Quer saber se pode usar seu benefício em home office? Descubra tudo sobre o tema neste artigo!

Inúmeras organizações tiveram seus modelos de trabalho completamente transformados pela epidemia do novo Coronavírus. Trabalhar de casa funcionou tão bem para grande parte das empresas que muitas delas adotarão o modelo para sempre, mesmo após a pandemia. Mas como ficam os benefícios do colaborador no meio de todas essas mudanças? Hoje vamos falar sobre benefícios e home office. 


De acordo com uma pesquisa realizada pela ISE Business School, cerca de 80% da camada gestora das empresas gosta dessa nova maneira de trabalhar e acredita que funciona. 


Apesar do trabalho remoto ser uma tendência no mercado de trabalho há alguns anos, muitos líderes nunca haviam se enxergado nessa situação. A partir do momento que foram forçados a se adaptar a essa nova realidade, perceberam que bastavam alguns ajustes para que o home office funcionasse tão bem quanto o modelo presencial. 


Porém, junto com a migração do presencial para o remoto vêm algumas dúvidas. Se o vale-refeição é um benefício oferecido para que os colaboradores possam fazer refeições nas proximidades de seus locais de trabalho, isso continua valendo para quem trabalha de casa? Ao longo deste artigo vamos falar tudo sobre o tema. Confira!


Vou continuar recebendo benefício mesmo em home office?

Uma das maiores dúvidas quando o assunto é benefício e home office é em relação ao compromisso da empresa com o pagamento deles no modelo remoto. 


Primeiramente é preciso entender que todo e qualquer benefício oferecido pela empresa deve estar contido em contrato. Há duas situações diferentes que precisam ser mapeadas para entender se você pode ter seu benefício cortado no trabalho à distância. 


Se o vale-refeição, por exemplo, for um benefício que foi acordado por meio de uma negociação coletiva, como é o caso de alguns sindicatos, o VR é sim mandatório. Se a organização não se encaixa nesse cenário, o vale-refeição pode ser cortado a qualquer momento, não só quando falamos sobre a situação atípica de pandemia que estamos vivendo. 


É preciso checar as cláusulas do contrato de trabalho para ter certeza das condições em que o vale-refeição foi oferecido ao colaborador, somente a partir daí é possível tirar conclusões assertivas sobre cada situação. 


Outro ponto que vale ser levantado diz respeito às férias. Durante o descanso remunerado, a empresa não é obrigada a oferecer os benefícios, como VT e VR, para seus colaboradores. 


Benefícios e home office: diretrizes de utilização

Agora que você já entende mais sobre as obrigações da empresa para com o colaborador quando o assunto são benefícios e home office, chegou a hora de saber mais sobre a utilização. 


Supondo que você trabalhava em um escritório e, agora, está trabalhando de casa e continua recebendo o seu benefício, ele pode ser utilizado normalmente para a realização de suas refeições.


É importante lembrar, apenas, que existem algumas normas para a utilização do VR, por exemplo, e isso continua valendo para quem trabalha de casa. É proibida a venda do benefício para terceiros, sob pena de demissão por justa causa da empresa. A prática é, inclusive, considerada um crime por conta do desvio da finalidade do benefício. 


Benefícios, home office e a Alymente!

Tudo indica que os modelos de trabalho como conhecemos serão transformados para sempre com o home office, e junto com ele é preciso se adaptar. Ao invés de ficar refém da utilização de diversos cartões diferentes para utilização de benefícios, é possível reunir o pagamento em uma única plataforma de multibenefícios flexível!


Esse tipo de plataforma ajuda (e muito) na dinâmica do home office, porque é possível pagar:


  • entretenimento (como streaming de filmes e música);
  • delivery em aplicativos de comida;
  • supermercados;
  • farmácias;
  • e mais!


Com a Alymente você escolhe o que mais se adequa à sua realidade. Conseguimos tirar suas dúvidas sobre benefícios e home office? Lembre-se de que aqui no blog da Alymente há muito mais artigos como esse para você se manter sempre atualizado!

Nadjine Hochleitner Terhoch
Jornalista e apaixonada por fotografia e literatura.