Sou Colaborador

Sou RH

Administre seus benefícios

Login RH
>
Colaboradores

Profissional T-Shaped: O que é e como se tornar um

Você sabe o que é um Profissional T-Shaped? Confira nesse artigo tudo sobre o tema e alcance o nível de desenvolvimento que deseja!

A capacitação profissional e as habilidades esperadas e necessárias para cada cargo estão em constante mutação no mercado de trabalho e o colaborador ideal de hoje já não é o colaborador ideal de ontem. Agora, com a valorização cada vez maior de especializações e aperfeiçoamentos, o profissional t-shaped é aquele com o perfil mais procurado pelas organizações. 

Foi-se o tempo em que o seu cargo demandava um conhecimento específico em uma determinada área e isso bastava. Hoje, já entendemos que conhecimentos em esferas diversas se complementam e auxiliam a organização como um todo a atingir os seus objetivos. O perfil t-shaped é exatamente isso: multidisciplinar.

Profissional T-shaped: Como se tornar um - Blog Alymente

O que é um profissional t-shaped?

O profissional t-shaped nada mais é do que um colaborador que conta com um conhecimento aprofundado em uma determinada área de atuação que é essencial para que possa realizar o seu trabalho, mas que também conta com um conhecimento generalista em outras áreas correlatas de atuação. 

Ou seja, é um especialista que também é generalista. Porque hoje, ser apenas especialista não é mais o suficiente para lidar com todos os desafios enfrentados pela organização. É preciso ter algo a mais, e é exatamente esse algo a mais que vem sendo tão valorizado.

Como se tornar um desses profissionais?

O primeiro passo para se tornar um desses profissionais é lembrar que ele é tanto especialista quanto generalista. Portanto, naturalmente deve-se começar a entender onde está a sua especialidade e mergulhar nesse universo. O profissional especialista tem conhecimentos sólidos em uma determinada área, mas geralmente deixa a desejar em outras, principalmente nas soft skills. 

É comum que o profissional especialista seja muito técnico e, portanto, tenha dificuldades em lidar com pessoas. 

O segundo passo para aqueles que querem se tornar um profissional t-shaped é entender para onde suas habilidades podem ser expandidas. Os perfis do tipo generalista têm conhecimentos diversos em muitas áreas, que nem sempre são correlatas, mas não conhece de maneira profunda nenhuma delas (ou seja, não é especialista). 

Logo, é preciso ter maturidade e consciência para compreender quais habilidades generalistas você pode desenvolver que, de alguma forma, complementam o seu conhecimento técnico de especialista. 

Focando em soft skills, algumas ideias são:

  • habilidades de liderança;
  • inteligência emocional;
  • capacidade de transitar entre diversos perfis de pessoas;
  • empatia;
  • escuta ativa;
  • capacidade de resolução de problemas;
  • relacionamento interpessoal. 

No final das contas, o melhor profissional t-shaped é aquele que tem o mix perfeito entre as soft skills e as hard skills. Treinamentos, cursos, mentorias, palestras e leitura de livros podem te ajudar a alcançar o nível de desenvolvimento que deseja. 

No blog da Alymente você encontra muito mais conteúdos como esse para desenvolvimento profissional! Acesse e conheça.

Nadjine Hochleitner Terhoch
Jornalista e apaixonada por fotografia e literatura.