Sou Colaborador

Sou RH

Administre seus benefícios

Login RH
>
RH

5 vantagens dos benefícios flexíveis que você precisa conhecer

Ainda não tem certeza se vale a pena implementar um sistema de benefícios flexíveis na sua empresa? Conheça as vantagens do modelo para decidir!

Nos dias de hoje, a cesta de benefícios oferecida por uma empresa é quase tão importante quanto o próprio salário para o colaborador, mas por conta da diversidade de perfis e necessidades individuais existentes, montar algo que englobe todas elas pode ser um desafio. É exatamente aí que entram as grandes vantagens dos benefícios flexíveis. 


O que são benefícios flexíveis?


Um sistema de benefícios flexíveis é exatamente o que seu nome diz: flexível e, portanto, permite uma grande gama de personalização, tanto por parte da empresa quanto do próprio colaborador.


Nesse modelo, é possível até mesmo configurar níveis de personalização. No mais personalizável, o colaborador recebe uma determinada quantia em dinheiro em sua conta e pode gastar como bem entender, independentemente do estabelecimento escolhido. 


Porém, também há a possibilidade de parte dessa personalização ficar por conta do RH, que define, dentro das classes de cada benefício (alimentação, mobilidade, saúde, etc), quanto pode ser gasto. 


No artigo de hoje da Alymente, você vai conhecer as cinco maiores vantagens dos benefícios flexíveis e como podem impactar na sua empresa. 


Conheça as vantagens dos benefícios flexíveis

Se no modelo tradicional de benefícios, as empresas estabelecem exatamente no que os colaboradores podem gastar, no modelo flexível é exatamente o contrário, e  essa possibilidade de utilizá-los da maneira mais adequada para cada perfil é o grande destaque. Como consequência disso, destacamos as maiores vantagens de quem opta por eles:


  1. aumenta o nível de satisfação dos colaboradores;
  2. diminui o turnover;
  3. a gestão dos benefícios se torna mais simples;
  4. ajuda na atração de novos talentos;
  5. possibilita melhores experiências.


1. Aumenta o nível de satisfação dos colaboradores

O aumento no nível de satisfação dos colaboradores é uma das grandes vantagens dos benefícios flexíveis. Por conta da personalização que o modelo oferece, aqueles que trabalham na empresa poderão escolher gastar os valores com aquilo que se encaixa melhor em suas necessidades. 


Consequentemente, eles se sentirão mais satisfeitos, felizes e representados no espaço de trabalho, já que poderão gastar com aquilo que mais faz sentido para eles. O aumento da satisfação, geralmente, também vem acompanhado do aumento de produtividade.


2. Diminui o turnover

O turnover é o termo utilizado em língua inglesa para definir o índice de rotatividade de colaboradores dentro de uma empresa. Se aqueles que você contrata não se mantêm por muito tempo na empresa, é um sinal de alerta. 


Uma das estratégias para diminuir esse índice de rotatividade é exatamente a implementação dos benefícios flexíveis, que fazem mais sentido para o colaborador e são vistos com bons olhos por aqueles que estão ingressando na organização, como uma consequência do item anterior. 


3. A gestão dos benefícios se torna mais simples

No modelo tradicional de benefícios, o RH da empresa precisa gerenciar e monitorar processos com uma série de empresas diferentes para que seja possível ofertar uma ampla gama de opções para os times. 


Uma das vantagens dos benefícios flexíveis é justamente a praticidade para a equipe que é responsável por esse gerenciamento, levando à economia de tempo, que pode passar a ser dedicado às melhorias dos processos e outras estratégias.


4. Ajuda na atração de novos talentos

Da mesma forma que aumenta a satisfação dos colaboradores e diminui o turnover, a implementação de um bom sistema de benefícios flexíveis também pode ser um excelente aliado durante os processos seletivos, atraindo excelentes talentos para a empresa. 


A personalização chama muito mais a atenção e é bem vista pelos colaboradores, que podem acabar dando um pontinho a mais para sua empresa na hora de decidirem aceitar ou não uma proposta.


5. Possibilita melhores experiências

Uma experiência personalizada sempre será melhor do que algo genérico e padrão. Para o colaborador, contar com benefícios que se adaptam às suas necessidades individuais é muito mais interessante, já que ele mesmo estará livre para escolher onde investir o valor oferecido. 

A Alymente oferece exatamente isso para que você possa ter acesso a todas essas vantagens com seus colaboradores. Para saber mais sobre, leia nosso artigo sobre como montar um bom plano de benefícios para o modelo home office.

Nadjine Hochleitner Terhoch
Jornalista e apaixonada por fotografia e literatura.