>
RH

Retenção de Colaboradores: 5 Dicas para Implementar na Empresa

O mercado de trabalho é cada vez mais concorrido. Os profissionais prezam, cada vez mais, por um emprego que realmente proporcione bem-estar e desenvolvimento e, por isso, implementar ações para retenção de colaboradores é primordial nos dias de hoje.

O mercado de trabalho é cada vez mais concorrido. Os profissionais prezam, cada vez mais, por um emprego que realmente proporcione bem-estar e desenvolvimento e, por isso, implementar ações para retenção de colaboradores é primordial nos dias de hoje.

Sabemos que tem sido um desafio cada vez maior para as empresas fazer com que seus melhores talentos permaneçam por longos períodos. Hoje a Alymente preparou um material especial com dicas para te ajudar a resolver esse problema! Confira abaixo:

5 dicas para garantir a retenção de colaboradores

É essencial ter em mente que ações para retenção de talentos nunca terminam. É preciso trabalhar todos os dias para garantir a todos os times um ambiente de trabalho saudável, representativo e com possibilidades de desenvolvimento. 

Veja abaixo cinco formas diferentes (mas que se complementam) de fazer com que seus melhores profissionais sigam na sua organização!

  1. ofereça um plano de carreira: todo colaborador quer ter possibilidade de crescer dentro da empresa. Oferecer um plano de carreira estruturado, ou seja, um caminho existente, possível e alcançável, para subir de cargo, é primordial. Se o profissional se sentir estagnado, vai procurar outro lugar para crescer em algum momento;
  2. amplie sua oferta de benefícios para os times: ter bons benefícios é cada vez mais decisório para o profissional moderno. Uma maneira bastante eficiente de sair na frente das concorrentes é oferecer benefícios flexíveis. Nesse cenário, a empresa decide qual será o valor da oferta de benefícios, mas o colaborador pode escolher onde e como quer gastá-lo;
  3. implemente a cultura do feedback: ter uma liderança e times que te apoiam e prezam pelo seu desenvolvimento por meio de feedbacks periódicos é muito importante para a retenção de colaboradores. Além de criar uma relação de confiança, ainda é possível gerar insights de melhoria para a empresa e o profissional se desenvolve muito mais rápido, entendendo seus pontos fortes e de desenvolvimento;
  4. garanta um onboarding de excelência: a retenção começa na contratação. Se você oferece um onboarding bem estruturado, que explica o que o colaborador precisa fazer, como é a cultura da empresa e qual seu objetivo lá dentro, ele não fica perdido, sem saber o que fazer. Consequentemente, sua curva de aprendizado diminui, sua satisfação aumenta e o desempenho cresce mais rápido;
  5. ofereça programas de treinamento e capacitação: se você quer trabalhar na retenção de colaboradores, precisa que eles se desenvolvam dentro da empresa e se tornem profissionais cada vez mais capacitados, certo? Para isso, nada melhor do que oferecer cursos, palestras, workshops, treinamentos, mentorias, entre outros.

Reflexos da retenção na empresa

Dicas para retenção de colaboradores - Blog Alymente

As empresas que trabalham estratégias de retenção de colaboradores de maneira recorrente conseguem colher os frutos de ter um time que entrega mais sucesso, tendo muito mais possibilidades de crescimento rápido. 

Mas não é só isso, o reflexo não está apenas na diminuição do turnover. Ele também engloba um aumento na satisfação dos times, aumento na qualidade das entregas, menor índice de absenteísmo e até mesmo uma melhor reputação no mercado. 

Não deixe as estratégias de retenção para amanhã. Comece agora conhecendo o sistema de benefícios flexíveis da Alymente!

Nadjine Hochleitner Terhoch
Jornalista e apaixonada por fotografia e literatura.