Sou Colaborador

Sou RH

Administre seus benefícios

Login RH
>
RH

Programa de incentivo para colaboradores como forma de engajar e reter talentos

Produtividade e reconhecimento andam lado a lado. Entenda como programas de incentivo para colaboradores são uma ótima forma de aumentar o engajamento e fazer a empresa prosperar.

A retenção e o engajamento dos colaboradores é um dos grandes desafios e maiores objetivos de qualquer empresa. O mercado é cada vez mais concorrido, então se faz necessário buscar estratégias efetivas para alcançar esses objetivos. Neste artigo vamos falar sobre uma dessas estratégias: o programa de incentivo para colaboradores.

Um programa de incentivo para colaboradores nada mais é do que uma maneira de reconhecer e remunerar um profissional que está se saindo bem em alguma frente do trabalho que realiza, motivando-o a ser cada vez melhor. 

Ao longo deste artigo, você aprenderá mais sobre esse tipo de programa e formas de implementá-lo em sua empresa. Confira!

3 tipos de programa de incentivo para colaboradores

Implementar um programa de incentivos é incrível, mas é preciso estar alinhado com a cultura e valores da empresa. Afinal, por qual motivo você está premiando aquele colaborador? É importante desenvolver um programa com diretrizes que façam sentido para o cenário da organização. Aqui vão três sugestões:

  • motivação: mantém os colaboradores motivados, mas não está relacionado a nenhum tipo de atividade específica realizada por eles. No natal, por exemplo, a empresa pode optar por oferecer um valor especial para essa ocasião;
  • reconhecimento: é para o colaborador que se mostrou um excelente profissional durante um período e foi um defensor da cultura da empresa. Pode ser bacana oferecer o prêmio para quem está completando anos na empresa, por exemplo;
  • recompensa: bateu as metas? O colaborador pode ser recompensado por isso!
Programa de incentivo para colaboradores - Alymente

Implementando a remuneração variável como premiação

A melhor maneira de fazer com que os colaboradores recebam a premiação do programa de incentivos é por meio da remuneração variável em um cartão de benefícios flexíveis. Dessa forma, é mais prático para a empresa e mais interessante ao profissional (que não precisa arcar com os custos do desconto de impostos em folha de pagamento, e recebe o valor integral no cartão). 

A solução completa da Alymente oferece esse tipo de funcionalidade, que está prevista na CLT e pode ser implementada rapidamente por sua empresa. O saldo para esse tipo de remuneração é livre e o colaborador pode investir em seu conhecimento, curtir um show ou utilizar sua premiação como quiser. Enquanto isso, a empresa tem toda a praticidade, segurança jurídica e inovação em um só lugar. Apostar nesta iniciativa, além de engajar e reconhecer seus colaboradores, ajuda a diminuir a taxa de turnover e fortalece a cultura da empresa. 

Quer saber mais? Entre em contato com a gente! Vamos bater um papo (:

Nadjine Hochleitner Terhoch
Jornalista e apaixonada por fotografia e literatura.