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Organizando sua rotina de trabalho em home office em 7 passos

Aprenda como criar a melhor rotina de trabalho para você e aumente ainda mais a sua produtividade com as dicas deste artigo!

Saber como criar uma rotina de trabalho que funcione e faça com que você seja produtivo é essencial, mas a prática se torna ainda mais importante para aqueles que trabalham em home office. 


Por conta das recomendações de distanciamento social orientadas pela OMS, muitas organizações implementaram o modelo de home office. Para várias delas, ele veio para ficar. Mas como garantir as entregas e a qualidade do trabalho mesmo estando em casa?


A Alymente preparou algumas dicas de ouro para quem precisa organizar a rotina. Confira!


Passo a passo para organizar sua rotina de trabalho

Quando estamos na empresa presencialmente, temos o contato com outros colaboradores e o dia a dia acaba se tornando mais dinâmico do que quando estamos trabalhando em nossa casa.


Para ter certeza de que suas entregas serão realizadas com qualidade e você continuará tendo um dia a dia produtivo de trabalho, é preciso fazer algumas adaptações. Veja as dicas que separamos:


1. Crie o seu espaço de trabalho

Separe um local bem iluminado e confortável de sua casa para se tornar o seu escritório oficial. Ele deve conter uma mesa, para que possa usar o computador e fazer anotações ao mesmo tempo, além de organizar outros possíveis materiais físicos.


2. Aposte em materiais ergonômicos

Uma cadeira confortável faz toda a diferença, mas não é só isso. Você também pode contar com mouse e teclado, além de um suporte para notebook, se esse for o seu caso. Tenha água sempre em mãos e todo o equipamentos que for precisar.


3. Defina seus horários de trabalho

Se sua empresa não for adepta do ponto, você pode acabar passando dos horários e se desgastando muito. Por isso, uma rotina de trabalho saudável deve conter uma quantidade de horas pré-definidas, almoço e pausas rápidas de 10 minutos de manhã e de tarde, o famoso horário do café.


4. Aposte em uma ferramenta de gerenciamento de tarefas

Escolher uma boa ferramenta para te ajudar a organizar o que tem para fazer no dia, com certeza pode ser o diferencial na sua produtividade. Organize a sua semana, seu dia e seu mês, para que consiga encaixar tudo o que tem para fazer dentro das horas disponíveis.


5. Avise quem mora com você

Se você vive com outras pessoas, talvez seja necessário explicar para eles que você precisa trabalhar durante um horário definido e não pode se ausentar por outros motivos ou se distrair com pequenas coisas. Uma boa ideia é criar uma placa para colocar na porta do cômodo em que você trabalha, avisando que está em expediente.


6. Preste atenção na alimentação

Se alimentar bem é essencial para manter a produtividade e o foco. Procure organizar seus cardápios e tenha sempre algo para comer em casa, para que não seja preciso pedir algo ou sair para comprar. Se for possível, use seus benefícios para isso!


7. Tenha compaixão

Trabalhar em equipe estando a distância pode ser um desafio, mas é preciso ser compreensivo e entender que acidentes e emergências acontecem. A paciência é um exercício diário na rotina de trabalho em home office. 


Acha que essas dicas vão te ajudar a organizar melhor a sua rotina de trabalho? Para mais artigos como esse, acompanhe o blog!

Nadjine Hochleitner Terhoch
Jornalista e apaixonada por fotografia e literatura.