>
RH

Como o propósito individual pode reduzir o turnover nas empresas

Entenda como investir no propósito individual do colaborador ajuda a reduzir o turnover e a reter os melhores talentos das organizações.

O desejo de toda empresa é que seus colaboradores sejam engajados, estejam alinhados com os valores da organização, apresentem resultados, mostrem desejo de crescimento e, com isso, possam reduzir o turnover. Porém, esses objetivos só podem ser alcançados se o propósito individual desse colaborador estiver muito bem definido. 

Mas, afinal, o que é propósito individual e por que ele é tão importante nos dias de hoje? E como esse propósito alinhado ajuda a reduzir o turnover e a reter os melhores talentos das organizações? Descubra neste artigo!

O que é o propósito individual?

O propósito individual é o que cada pessoa entende como aquilo que quer deixar como legado, sempre associado àquilo que se faz bem, o que tem de melhor a oferecer. É fazer algo que reconhece-se em você como sendo algo nato, aquilo que dá sentido para a própria vida e oferece um verdadeiro senso de direção para as demais ações. 

O conceito é complexo, mas é cada vez mais importante para os colaboradores de todo o mundo. De acordo com uma pesquisa realizada pela Mc Kinsey & Company, apenas 65% dos profissionais no mundo sentem que estão atuando em favor de seu próprio propósito. 

Propósito individual para reduzir o turnover

Como o propósito individual pode reduzir o turnover - Alymente

Ter o propósito individual dos colaboradores alinhados com o que a empresa pode oferecer tem o potencial de gerar incontáveis reflexos positivos nos resultados da organização e no dia a dia. 

Um desses reflexos é a diminuição do turnover. Há várias razões que levam a um alto índice de rotatividade das empresas, mas ter colaboradores que não estão alinhados com seus propósitos é um deles. 

Esse desalinhamento leva a falta de engajamento do time, que fica mais insatisfeito, gera menos resultados, não se desenvolve junto com a organização e não busca crescimento ou atingimento dos objetivos em conjunto. 

Em resumo, quando temos um propósito individual alinhado, o profissional fica mais feliz, quer entregar o seu melhor, trabalha com motivação e ambição todos os dias. É esse colaborador que nós queremos, porque é esse que se mantém por longos períodos na empresa, perpetuando o capital intelectual da organização. 

Geralmente, quando há um pedido de demissão por parte do profissional, ele está saindo da empresa em busca de um trabalho com condições mais alinhadas às suas expectativas e, consequentemente, ao seu propósito. Portanto, para reduzir o turnover, é importante buscar um alinhamento desde o processo seletivo e onboarding. 

E você, RH, quais estratégias de retenção de talentos você tem usado? Para saber mais como reduzir o índice de rotatividade, acesse o blog da Alymente!

Nadjine Hochleitner Terhoch
Jornalista e apaixonada por fotografia e literatura.