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Trabalho intermitente: o que é, vantagens e desvantagens

O trabalho intermitente foi uma das novidades de modelo de trabalho que tomaram força durante a pandemia. Entenda do que se trata e os seus principais desafios.

Nós vivemos em constante mutação, e as formas de trabalhar acompanham as mudanças da sociedade como um todo e suas necessidades, principalmente após o início da pandemia de Covid-19. Uma das novidades que tomaram força após esse período é o trabalho intermitente. 

O trabalho intermitente é aquele que, em seu contrato, não prevê nenhum tipo de periodicidade fixada, ou seja, não é prestado de forma contínua. O conceito também é conhecido pela expressão “trabalho esporádico”, já que permite que o colaborador seja contratado sem uma jornada de trabalho estipulada previamente. 

Quer entender melhor sobre esse modelo de trabalho e como funciona na prática? Confira o texto abaixo!

Vantagens e desvantagens do trabalho intermitente

O trabalho intermitente conta com um formato diferenciado e pode gerar muitas dúvidas tanto para a parte contratante quanto para a parte contratada. Veja algumas vantagens e desvantagens para entender melhor seu funcionamento:

Vantagens

  • está previsto na legislação e o colaborador tem seus direitos garantidos pela CLT (férias, 13° salário, férias, etc);
  • permite que as empresas contem com colaboradores de diversas especialidades para situações específicas;
  • liberdade para o colaborador trabalhar em diferentes empresas.

Desvantagens

  • dificuldade em adequar à cultura da empresa e ter o sentimento de pertencimento;
  • o tempo de disponibilidade, já que pela legislação a empresa deve acionar o profissional com ao menos três dias de antecedência;
  • tempo de resposta frente ao ponto elencado acima, já que o colaborador deve retornar para a empresa com ao menos um dia útil de antecedência e, se não houver retorno, deve ser considerada uma resposta negativa ao serviço;
  • não há direito ao seguro-desemprego.

Desafios do Trabalho Intermitente - Blog Alymente

Os desafios do RH

Existem duas esferas diferentes quando o assunto são as dificuldades do RH com o modelo de trabalho intermitente. 

A primeira delas diz respeito à inclusão daquele profissional na cultura da empresa. Muita da cultura de uma empresa deve ser vivida no dia a dia, nas pequenas situações e interações com o outro. 

Porém, como o trabalho intermitente conta com pouca previsibilidade e pode ser que o colaborador frequente a organização em momentos muito espaçados, pode demorar muito mais para se enxergar inserido nessa cultura. Essa dificuldade em se sentir pertencente a algo pode impactar diretamente na motivação e produtividade.

Além disso, outro grande desafio é a fidelização daquele colaborador e, consequentemente, no controle da taxa de turnover da empresa. Apesar de existir vínculo empregatício, o período de inatividade do colaborador gera preocupações, já que ele não recebe pelos dias em que não trabalha, o que pode levá-lo a buscar outras oportunidades. 

Conheça mais modelos de trabalho no blog da Alymente! Que tal saber mais sobre o trabalho híbrido?

Nadjine Hochleitner Terhoch
Jornalista e apaixonada por fotografia e literatura.