>
RH

Segurança de dados: 5 dicas para manter a empresa segura

Será que a sua empresa está garantindo a segurança de dados para colaboradores e clientes? Confira este artigo e descubra!

Empresas poder ter que lidar com um alto volume de dados todos os dias. Você já parou para pensar sobre qual é o bem mais precioso de uma organização nos dias de hoje? É a informação. Por isso, saber como garantir a segurança de dados dentro de qualquer ambiente de trabalho é primordial. 


Quem acompanha as notícias no dia a dia sabe muito bem que vazamentos de informação e ataques hacker são extremamente frequentes, mas como evitar cair nesse tipo de situação? A Alymente preparou algumas dicas práticas para você ficar sempre seguro. Confira abaixo e aplique! 


Passo a passo para garantir a segurança de dados

Antes de ter acesso às nossas orientações para implementar a segurança de dados na sua empresa, primeiro você precisa entender o que é a segurança da informação e quais são os seus pilares. 


Quando falamos sobre o assunto, três elementos diferentes e complementares devem ser destacados: 


  • confidencialidade: garantir que o acesso é restrito a quem precisar ter a informação em mãos;
  • integridade: quando não há segurança, os dados podem ser alterados e modificados (tanto por hackers quanto pelos próprios colaboradores);
  • disponibilidade: todas as informações devem estar disponíveis 24 horas por dia para quem realmente precisar acessá-las. 


Todas as dicas de segurança que vamos te dar abaixo levam como princípio os três elementos apresentados acima. Veja:


1. Mantenha seus sistemas atualizados

É muito comum encontrarmos empresas que, com o passar dos anos, não garantem a atualização dos mais diversos sistemas que utilizam, e isso é uma falha grave de segurança. 

Quando mais obsoletos são os seus softwares, mais chances você tem de ser invadido por alguém malicioso, já que as atualizações servem exatamente para diminuir as vulnerabilidades de um sistema. 


2. Tenha uma boa política de senhas 

Seus colaboradores, independentemente da área, podem ter acesso a uma série de informações importantes. Porém, de nada adianta um grande sistema de métodos de segurança se não existir algum tipo de orientação em relação às senhas que devem ser utilizadas nas ferramentas dentro da empresa.


A senha é a primeira barreira quando o assunto é uma invasão hacker, e se ela não for segura ou não contar com atualizações periódicas, estará em risco. 


3. Armazene seus dados na nuvem </h3> 

Trabalhar com o armazenamento de dados na nuvem é a maneira mais moderna de garantir a segurança das informações em sua organização. Documentos de papel devem ser digitalizando sempre e qualquer tipo de documento sigiloso ou de grande importância deve estar em cloud computing. 


O mais interessante é que esse tipo de ferramenta tem custo reduzido e sua manutenção é simples de ser feita. O sistema garante que as informações estarão disponíveis para quem precisa, o tempo todo, de qualquer lugar e em qualquer dispositivo que utilize a internet. 


4. Garanta sua proteção legal

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está prestes a entrar em vigor e é imprescindível que as organizações se adequem às novas regras para se manter dentro da lei. As regras foram criadas para controlar a utilização de informações de pessoas físicas ou jurídicas e têm implicações em todos os segmentos do mercado. 


É preciso se adaptar para que as informações que você coleta em seu site sejam usadas apenas com o consentimento de quem as ofereceu. 


5. Restrinja o uso de mídias removíveis

Apesar do uso de pen-drives e HDs externos seja bastante comum nos dias de hoje, eles são uma vulnerabilidade para qualquer computador. O que acontece é que esses dispositivos são pequenos e fáceis de serem adquiridos e utilizados, mas também fáceis de serem roubados, furtados ou perdidos pelos próprios colaboradores. 


Você pode desabilitar o uso para algumas máquinas ou, para aqueles que precisam as utilizar, restringir a inicialização automática e restringir apenas aos computadores onde a utilização é realmente necessária. 


É comum que empresas não estejam 100% protegidas contra possíveis ameaças, principalmente as micro e pequenas organizações. Mas com algumas dicas simples de segurança de dados você pode diminuir as chances de ter algum vazamento de informação ou ataque hacker! 

O que achou das orientações da Alymente? Confira mais artigos como este no blog!

Nadjine Hochleitner Terhoch
Jornalista e apaixonada por fotografia e literatura.