Sou Colaborador

Acesse o aplicativo

Sou RH

Administre seus benefícios
Login RH
Alguma dúvida?
+55 (11) 4200-0368
alymente.com.br
oi@alymente.com.br
>
Cultura Organizacional

Oportunidades internas também são uma forma de reconhecer os talentos da sua empresa

Ao abrir uma nova vaga, você pode buscar talentos dentro da sua empresa que desejam uma nova oportunidade de demonstrar suas habilidades. O recrutamento interno pode trazer inúmeros benefícios, confira agora!

Antes de olhar para o mercado externo, você já pensou em procurar dentro de casa os talentos que buscam por novos desafios? 

O recrutamento interno é a prática de selecionar colaboradores da própria empresa para preencher uma vaga em outro setor ou posição. Mais do que reconhecer quem já entrega bons resultados, essa é uma estratégia poderosa para impulsionar os indicadores do RH.

Por que apostar no recrutamento interno?

Com um mercado cada vez mais competitivo, a retenção de talentos é um dos grandes desafios das empresas. O recrutamento interno pode ser um grande aliado não só na retenção, mas também nos resultados da operação. Veja os principais benefícios: 

  • Economia da empresa: sem necessidade de impulsionar vagas ou contratar plataformas de recrutamento: uma simples divulgação interna já atrai quem está em busca de uma nova oportunidade. Além disso, é possível avaliar o histórico de desempenho com base em feedbacks anteriores, tornando a escolha mais segura.
  • Agilidade da contratação: menos etapas, menos entrevistas e mais assertividade. A compatibilidade cultural muitas vezes não precisa ser testada, considerando que essa etapa já foi realizada, poupando diversas etapas do processo seletivo. É uma ótima opção para vagas que precisam de mais urgência. 
  • Cultura da organização e engajamento: quando um colaborador é promovido ou muda de área, ele leva consigo a cultura da empresa e ainda reforça entre os colegas que o crescimento interno é possível. Isso fortalece o sentimento de pertencimento e engaja todo o time.

Como estruturar um processo interno?

É mais simples do que você imagina! Olha só:

1º Identifique as necessidades da vaga

Entenda quais habilidades técnicas, sociais e comportamentais são necessárias para ocupar a posição. Quanto mais informações você tiver, mais fácil será encontrar um perfil adequado.

2º Comunique internamente

Canais internos de comunicação como e-mail, WhatsApp, Instagram e murais são uma ótima maneira de divulgar a oportunidade e gerar engajamento. Coloque todas as informações necessárias como prazo, perfil, tempo de casa necessário e como se candidatar.

3º Avalie os candidatos 

Nesta etapa, é essencial manter os critérios de recrutamento. Mesmo que o colaborador já tenha um perfil mapeado internamente e seja mais fácil consultar seu comportamento e entrega, o processo precisa ser estruturado de forma justa para todos os participantes. 

4º Converse com os gestores

Marque um horário para conversar com os líderes dos candidatos e entender mais sobre cada perfil. Você poderá alinhar as expectativas para determinado participante e também para a posição que ficará aberta quando o candidato for escolhido.

Com o candidato selecionado, é hora de comunicar a boa notícia e iniciar a integração na nova área. Esse processo será mais rápido e eficiente, visto que o colaborador já conhece a cultura e os processos da empresa. Mesmo assim, não se esqueça de garantir que ele tenha o suporte necessário para se adaptar ao novo time e novas responsabilidades.

Em resumo

Quais os benefícios do recrutamento interno?

O recrutamento interno é uma ótima forma estratégica de reconhecer os talentos da empresa e fortalecer a cultura de reconhecimento. É um processo mais econômico, rápido e assertivo para a empresa, além de aumentar o engajamento dos times mostrando na prática como a organização investe em plano de carreira e novos desafios.