>
RH

Entenda o que é transformação digital e como pode impactar na empresa

Descubra o que é transformação digital e as aplicações dentro do ambiente de trabalho neste artigo!

Big Data, Internet das Coisas, Indústria 4.0, Business Inteligence… todos esses conceitos estão em alta e compõe uma das maiores tendências da atualidade: a transformação digital. 

Ao longo deste artigo você vai entender o que é esse conceito, de onde surgiu, como pode ser aplicado dentro das organizações e o impacto que pode causar em seus processos. 

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a transformação digital já está acontecendo. Ela é uma realidade, e aqueles que não se adaptarem, com certeza serão deixados para trás. Se você quer que sua empresa esteja um passo à frente, continue lendo este artigo e aprenda conosco. Confira abaixo e descubra!

O que é transformação digital?

A transformação digital configura uma mudança profunda e significativa na forma como as empresas operam em relação à tecnologia, das mais variadas formas.

É preciso, em um primeiro momento, entender que o conceito não envolve pura e simplesmente a prática de agregar diferentes tecnologias nos processos. Podemos considerar o conceito como um processo, uma disruptura de um modelo tradicional.

A ideia central é mudar estruturalmente as organizações em um cenário onde a tecnologia está no centro dessa mudança. Essencialmente, transforma-se processos análogicos em digitais, e esse é o mais importante de seus impactos.

Podemos definir, portanto, a transformação digital como a utilização de tecnologias para otimizar, potencializar e trazer mais amplitude para os processos da empresa, o que pode impactar desde o resultados do negócios até mesmo a satisfação dos colaboradores.

Exatamente por ser uma ideia extremamente ampla e vaga, muitas pessoas acreditam que tudo aquilo que é digital compõe a denominada transformação. Na verdade, é uma mudança profunda e não está apenas atrelada à área de TI.

A digitalização das operações de todas as áreas de uma empresa é um dos caminhos que leva à transformação digital, por exemplo, mas não é só isso.

Qual a importância da transformação digital?

A transformação digital já está acontecendo, e as organizações que mantiverem os seus processos analógicos ou desatualizados, serão passadas para trás por empresas modernas que implementam as novidades do setor rapidamente e em escala maior.

A ideia é colocar a tecnologia como um solucionador ou facilitador de processos, voltados tanto para o cliente quanto para a própria empresa e seus colaboradores. O fato é que hoje, trazer facilidade para a vida das pessoas envolve tecnologia e sistemas digitais, e isso não se pode negar.

Como implementar a transformação digital nas organizações?

Agora que você já entende o que é a transformação digital e qual é a importância dela para as empresas, chegou a hora de compreender como pode implementar na sua empresa.

Primeiramente, vamos te dar um exemplo muito simples de algo que pode ser considerado parte de um processo de transformação, mas hoje já está tão inserido em nosso cotidiano que sequer percebemos a sua importância: o caixa eletrônico.

O caixa eletrônico é uma tecnologia que substitui um esforço humano, ou seja, o ato de ter que haver um funcionário para entender sua solicitação e buscar o dinheiro para você. Entende como isso é um facilitador?

A primeira coisa que você precisa fazer se quer implementar a transformação na sua organização é parar e repensar toda a sua estratégia digital, e não apenas de maneira operacional, mas também estrutural.

Depois, será preciso passar por um processo de mudança de cultura no local. Mostre para os colaboradores o porquê da mudança acontecer e sua importância. Inúmeros processos já conhecidos por eles irão mudar e, se você não conseguir transformar o mindset deles, provavelmente terá problemas no futuro.

Com a mudança de processos, você também terá que capacitar o seu time e treiná-lo para as novidades que virão com o tempo. Isso exige planejamento, por isso é importante compreender que a transformação digital é um processo complexo e que, sim, pode demorar para atingir o seu objetivo final.

A partir daí, você realmente poderá mapear os seus processos e começar a idealizar fluxos e projetos digitais. Inúmeros fatores podem ajudar a determinar a revolução de sua empresa, como seu modelo de negócio ou a experiência que deseja passar para o cliente ou para os colaboradores.

Os impactos podem vir em inúmeras áreas. Mudou a forma como as pessoas trabalham, inseriu os produtos digitais no mercado, criou plataformas diferentes e mais vantajosas para processos que já estavam consolidados (como as plataformas de benefícios flexíveis em detrimento dos tradicionais benefícios concedidos aos colaboradores), trouxe as carteiras digitais, revolucionou a segurança e centenas de milhares de outros exemplos.

Entendeu como é importante manter-se atualizado e buscar implementar a transformação digital o mais rápido possível? Se você quer saber o que há de mais novo no mercado, continue acompanhando o blog da Alymente!

Nadjine Hochleitner Terhoch
Jornalista e apaixonada por fotografia e literatura.