>
RH

Carreira em Y: o que é e por que é o futuro?

A carreira em Y já é uma realidade para muitas organizações e oferece inúmeros diferenciais. Aprenda as vantagens da modalidade!

A carreira em Y é uma forma diferente de oferecer trilhas de carreira dentro de uma organização. Nos dias de hoje, oferecer um plano realmente funcional de ascensão de cargos dentro da próprio empresa é muito importante e transmite uma série de benefícios para o colaborador. 


Ao longo deste artigo você vai aprender:


  • o que é carreira em Y?
  • quais são seus diferenciais?
  • como implementar na empresa? 


O que é carreira em Y?

Quando pensamos em uma trilha de promoção tradicional dentro de uma empresa, o caminho mais lógico é:


analista > supervisor > coordenador > gestor/diretor


É claro que o número de cargos pode variar de acordo com o tamanho da empresa e as necessidades daquela área específica, mas, em suma, a ordem costuma ser essa. Ou seja, com o tempo, a tendência é que o colaborador assuma um cargo de gerência na empresa, trabalhando como um verdadeiro líder. 


Porém, esse tipo de plano de carreira acaba sendo bastante limitante, já que significa que ou você fica estagnado no operacional da organização para sempre, ou você avança para um cargo gerencial. 


A carreira em Y surgiu para mudar esse conceito e trazer novas possibilidades para os profissionais da atualidade. No modelo, a forma tradicional de subir para um cargo de liderança ainda existe, mas há, também, uma nova maneira de ascender.


Se for o caso de um profissional que quer se desenvolver, mas não tem interesse em seguir um cargo gerencial de liderança, ele tem a opção de se tornar um especialista técnico em sua área. 


Ou seja, ele não será um líder, mas terá chances de continuar se desenvolvendo e não ficará mais estagnado. 


Quais são seus diferenciais?

Agora que você já entende o que é a carreira em Y, fica muito mais fácil entender os diferenciais desse tipo de modalidade. 


O primeiro diz respeito à diversidade de perfis e competências que podem ser aproveitados por uma organização, tornando o ambiente de trabalho muito mais rico e heterogêneo. Haverão mais colaboradores que compartilham dos valores da empresa em cargos altos, e eles poderão trazer mais sucesso para a organização. 


Além disso, é importante ter em mente que nem sempre um colaborador tem interesse em ser um líder. Mas nem por isso ele tem menos capacidade para ascender na carreira, então o plano se torna muito mais justo. 


Por muito tempo, o conhecimento técnico não foi devidamente valorizado, e com a carreira em Y isso mudou completamente. A prática também evita que pessoas busquem subir para posições gerenciais por almejarem somente a remuneração mais alta, e não toda a responsabilidade que vem com ela. 


Ou seja, as incompatibilidades de perfil também são diminuídas na modalidade, evitando uma situação desgastante para os outros colaboradores e para a liderança da empresa. A organização passará a ser ainda mais atrativa para possíveis candidatos, mostrará respeito às diferenças e ainda poderá experimentar um aumento da produtividade.  


Como implementar a carreira em Y na empresa?

Para implementar a carreira em Y na sua empresa será preciso fazer algumas adaptações graduais. O primeiro passo é comunicar para os colaboradores que haverá uma atualização no modelo do plano de carreira e que todos poderão, se desejarem, treinar para ascender ao especialista técnico.


Depois, será preciso:


  • pensar em metas e critérios para avaliar os profissionais que já estão na empresa, a fim de mapear perfis e conhecimentos;
  • definir, na prática, quais cargos serão criados;
  • definir a remuneração para estes cargos com base em pesquisas de mercado para cada um dos novos níveis em todas as áreas. Lembre-se de garantir a equidade de remuneração em relação àqueles que decidiram seguir a área gerencial;
  • comece a identificação dos colaboradores e faça as propostas por meio de apresentações de pitch, onde o próprio colaborador se vende em um discurso curto sobre si mesmo e seu trabalho. 


O que achou de aprender mais sobre a carreira em Y e como ela pode ajudar sua organização a trazer ainda mais colaboradores de excelência para trabalhar lá? Para ter acesso a mais artigos como esse e aprender estratégias diferenciadas para a empresa, continua acompanhando o blog da Alymente!

Nadjine Hochleitner Terhoch
Jornalista e apaixonada por fotografia e literatura.