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RH

6 indicadores de sucesso para o dia a dia da operação de sua empresa

Os indicadores de sucesso ajudam a acompanhar o desempenho da sua organização. Confira neste artigo algumas sugestões para conhecer e entender no dia a dia.

Os indicadores de desempenho, também conhecidos como KPIs, são métricas que podem te ajudar a entender a performance da sua empresa frente aos objetivos que tem em curto, médio e longo prazos. 


Se sua companhia deseja alcançar o sucesso, é preciso bater metas. E para entender o caminho a ser percorrido até alcançar as metas que foram determinadas, deve-se acompanhar os indicadores de sucesso. 


Conheça alguns indicadores de sucesso para acompanhar

Se você ainda não acompanha nenhum KPI em sua empresa, o primeiro passo é entender que os indicadores ideais podem variar dependendo do seu segmento, do planejamento estratégico e, é claro, dos próprio objetivos organizacionais. 


Separamos algumas sugestões para você conhecer melhor o conceito e aplicar as ideias na sua própria realidade. Confira abaixo:


1. Ticket médio

O ticket médio é o valor que, em média, cada cliente da sua empresa gasta em cada uma das compras/contratos que faz individualmente. Acompanhá-lo pode te ajudar a aumentar o faturamento e compreender como acontece a dinâmica entre as o time de vendas e os compradores. 


2. Índice de turnover

O índice de turnover nada mais é do que o tempo médio de permanência de um colaborador dentro da empresa. É, em suma, a taxa de rotatividade. 


Dentre os indicadores de sucesso, esse é um dos que pode ser de grande valia para a maior parte das organizações. Você pode tirar insights relacionados às mais diversas áreas da empresa, como estilo da liderança, cesta de benefícios oferecida, clima organizacional, entre outros. 


3. Produtividade

Acompanhar a produtividade da sua equipe também é fundamental, pois o resultado também pode acabar impactando em todas as áreas de uma empresa. Essencialmente, ela mede a relação direta entre a quantidade de produção bruta que os colaboradores precisam fazer ter com o tempo que é necessário para que isso seja feito. 


Empresas que contam com colaboradores mais produtivos entregam mais sucesso para seus clientes, fazem um melhor aproveitamento do tempo e, consequentemente, aumentam o faturamento.


4. Lucratividade

Um dos indicadores de sucesso mais populares e importantes é, com certeza, o índice de lucratividade de uma empresa. Entender o percentual de lucro da organização é tão importante quanto entender o faturamento total.


Em uma análise rápida, se você tiver um faturamento positivo no final do mês, mas não sobrar dinheiro em caixa, você não teve lucro ao longo daquele período. Isso pode ser um sinal de que é hora de cortar gastos na companhia. 


5. CAC - Custo de Aquisição de Clientes

O CAC, sigla para custo de aquisição de clientes, é utilizado em praticamente todas as empresas de qualquer tipo de segmento em todo o mundo. Como o próprio nome diz, o indicador mede quanto custa para a sua companhia adquirir um novo cliente.


Para tirar uma conclusão mais factível disso, o ideal é acompanhar o CAC de cada um dos canais de vendas utilizados pela sua empresa. O indicador é ainda mais importante quando falamos de ações online, como anúncios em Google Ads e Facebook Ads. 


6. NPS - Satisfação dos Clientes

A NPS (Net Promoter Score) é um método global para indicar a satisfação dos clientes com a sua empresa. É implementado em forma de pesquisa e costuma ser disparado todos os meses para a base de clientes de uma companhia. 


Por meio dele você pode compreender a relação entre resultados oferecidos ao cliente e a satisfação que ele tem com a empresa em geral.


Lembre-se de que é preciso pensar no seu segmento de atuação para entender e adaptar os indicadores de sucesso para sua realidade. 


O que achou de entender mais sobre o assunto? Para ter acesso a mais artigos como esse, continue acompanhando o blog da Alymente!


Nadjine Hochleitner Terhoch
Jornalista e apaixonada por fotografia e literatura.