Sou Colaborador

Sou RH

Administre seus benefícios

Login RH
>
RH

6 formas simples de aumentar a satisfação do colaborador

Quer saber como aumentar a satisfação do colaborador da empresa? Confira este artigo e aprenda seis maneiras diferentes!

Para diminuir o turnover e fidelizar os talentos de uma organização, criar um plano de ação para aumentar a satisfação dos colaboradores é simplesmente primordial. Hoje a Alymente separou algumas maneiras interessantes de alcançar esse objetivo. Confira o que preparamos abaixo e comece agora mesmo a implementar na empresa!

1. Dê e receba feedbacks

O feedback é uma prática simples, que não pede investimento e sequer gasta muito tempo do líder. Muitos gestores consideram esse tipo de ouvidoria dispensável, mas o que eles não sabem é que estão perdendo uma grande chance de desenvolver a empresa e seus colaboradores ao deixar de tornar isso um hábito.

Quando você dá um feedback, além de alinhar as expectativas sobre seu trabalho, ainda oferece uma excelente oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, o que aumenta a satisfação do colaborador.

Neste encontro você pode apontar o que tem funcionado e o que não tem, além de dar clareza sobre o andamento das metas daquela pessoa (se houver). Descreva atitudes e comportamentos, mas jamais faça julgamentos.

No início, pode não ser um processo tão simples. Afinal, o feedback também serve para o próprio colaborador poder falar para o líder como está se sentindo. Lembre-se de que o processo deve ser realizado pessoalmente, e nunca por telefone ou e-mail.

Crie essa cultura dentro da empresa e implemente o processo mensalmente.

2. Invista na capacitação para a satisfação do colaborador

Uma das melhores maneiras de aumentar a satisfação do colaborador é fazer com que ele se sinta valorizado. Para isso, investir na capacitação dele é uma ideia incrível. E você não precisa pagar um curso caro para ele, existem maneiras de seguir a metodologia da melhoria contínua de formas simples e em conta.

Que tal, por exemplo, implementar workshops internos para ensinar sobre temas tratados no dia a dia da empresa? Dessa forma, os especialistas podem transmitir seu conhecimento.

Cursos on-line e treinamentos também podem ser implementados. Crie um planejamento para o colaborador e mostre para ele como esse tipo de aprendizado pode ajudá-lo a desenvolver-se dentro da própria organização, aumentando suas possibilidades de crescimento.

3. Ofereça benefícios flexíveis

É inegável que, nos dias de hoje, empresas que não se preocupam com os benefícios que oferecem aos seus colaborador estão ficando para trás. Empreendedores que acreditam que os trabalhadores se sentem satisfeitos apenas recebendo vale-refeição e o obrigatório vale-transporte, estão presos no passado.

Ter uma boa cesta de benefícios pode ser o que faz a diferença na hora de um colaborador aceitar ou não sua proposta para trabalhar na empresa.

Veja alguns exemplos de benefícios e auxílios:

  • cultura (para usar no cinema, teatro, shows, compra de livros, etc);
  • mobilidade (para além do VR, como para gasolina ou aplicativos de carona);
  • consulta (para pagar possíveis médicos);
  • entretenimento;
  • academia;
  • educação;
  • entre outros.

Porém, sabemos que pode ser um verdadeiro desafio para as organizações oferecerem todos esses benefícios de maneira distinta, mas para resolver esse problema surgiram as plataformas de benefícios flexíveis.

Neste cenário, você pode definir um valor que contemple esses benefícios, disponibilizar na plataforma e, a partir daí, o colaborador pode escolher como gastar seu montante total de acordo com suas necessidades pessoais.

4. Implemente café da manhã ou da tarde na empresa

Pode parecer bobo, mas pequenas coisas como oferecer café da manhã da manhã ou da tarde em alguns momentos podem aumentar a satisfação do colaborador consideravelmente.

Que tal colocar frutas à disposição durante um período da manhã? Ou, uma vez por semana, ter um café compartilhado onde todos podem interagir e ter um momento de descontração?

Existem diversas maneiras de implementar isso, sempre de acordo com as características de cada organização e de seu dia a dia.

5. Tenha um plano de carreira

Desenvolver um plano de carreira, implementá-lo e apresentar aos colaboradores dos times é um dos pontos altos dessa lista. Afinal, quem não quer crescer dentro da empresa e saber que existem possibilidades de promoção e mudança de cargo?

Dessa forma você consegue alinhar as expectativas de cada um, com objetivos bem definidos, metas e transparência. Quando há sinergia, além da produtividade ser mais alta, os colaboradores se tornam ambiciosos, têm vontade de crescer e o clima se torna mais agradável.

Definir metas SMART, por exemplo, é uma boa metodologia. Isso também vai ajudar o RH a ser mais assertivo na hora da contratação e na delegação de responsabilidades.

6. Aposte em momentos de descontração

Um ambiente de trabalho leve e saudável pede por momentos de descontração. Afinal, todos sabem que impossível trabalhar por oito horas com afinco e concentração. Os colaboradores sempre fazem aquela famosa pausa para o café, não é mesmo?

Uma forma simples de aumentar a satisfação é formalizar esses intervalos como uma espécie de benefício. Durante a manhã, por exemplo, o colaborador tem 15 minutos de descanso que pode fazer em determinado horário, e o mesmo vale para o período da tarde.

Isso permite que os times sejam mais produtivos e engajados.

Lembre-se de que a melhor forma de alcançar um resultado de excelência quando o assunto é satisfação dos times é aplicar diversas estratégias e torná-las um padrão na empresa.
O que achou das dicas que a Alymente separou para você? Para ter acesso às melhores estratégias, basta continuar acompanhando o nosso blog! (:

Nadjine Hochleitner Terhoch
Jornalista e apaixonada por fotografia e literatura.