Sou Colaborador

Sou RH

Administre seus benefícios

Login RH
>
RH

Benefícios flexíveis — entenda o que é e porquê as empresas estão adotando essa prática.

Você sabe o que é essa tendência chamada benefícios flexíveis? Confira o artigo da Alymente e aprenda tudo sobre o tema!

Apostar em benefícios flexíveis pode ser uma excelente maneira de aumentar o engajamento e evitar alguns problemas comuns nas organizações. Segundo estudo realizado pela EXAME com grandes players que atuam no Brasil como Citibank, P&G e LinkedIn, os benefícios recebidos são mais importantes do que aumento de salário nominal.

Ao agradar o colaborador oferecendo mais opções de benefícios, você pode diminuir o turnover, aumentar a produtividade, a satisfação e gerar outros resultados positivos em sua empresa. Por isso, muitas empresas e start ups já optam por esse modelo.

Ao longo deste artigo você aprenderá um pouco mais sobre o funcionamento de uma plataforma multi-benefícios, o que são os benefícios flexíveis, quais são as vantagens para a organização e como implementar em sua empresa. Confira!

Afinal, o que é uma plataforma de benefícios flexíveis?

Para entender sobre os benefícios flexíveis, primeiro é preciso entender a dinâmica tradicional das empresas quando o assunto é oferecê-los. Normalmente, o RH decide quais serão oferecidos ao colaborador — como plano de saúde, vale-refeição, vale-alimentação, etc.

Já no modelo flexível, há a oferta dos benefícios, mas o colaborador é quem escolhe de acordo com o que mais se adequa ao seu perfil. Além disso, ele tem a liberdade de transferir saldo entre benefícios. Por exemplo: se ele não quer usar todo o seu saldo com vale-refeição, pode optar por gastar o valor com outra coisa, como combustível, academia, programas culturais, entre outros.

Essencialmente, a diferença está na livre decisão do que será utilizado. É a partir daí que o próprio colaborador monta sua cesta de benefícios, o que resulta em uma série de vantagens para as organizações.

Para tornar essa escolha mais simples, fácil e assertiva, foram desenvolvidas plataformas de benefícios flexíveis onde o colaborador pode administrar o valor disponível e os locais em que gostaria de utilizar.

Vantagens dos benefícios flexíveis

Como é diferente do modelo tradicional, onde as empresas criam o pacote de benefícios aos funcionários, o modelo flexível oferece uma série de vantagens que não poderiam ser alcançadas sem a implementação da novidade, veja:

  • permite que os colaboradores escolham os benefícios que mais se adequam ao seu perfil;
  • faz com que os colaboradores estejam satisfeitos com os benefícios, desde o nível operacional até o alto escalão da organização;
  • evita que colaboradores tomem ações como vender o VR, o que pode levar à demissão por justa causa;
  • aumenta a satisfação e, consequentemente, a produtividade, o engajamento e o nível de desempenho;
  • impacta positivamente na retenção e atração de talentos;
  • é possível monitorar o histórico dos colaboradores, coletando dados e utilizando-os para ajudar na tomada de decisão.

Como implementar uma plataforma multibenefícios na minha empresa?

Se você deseja ter essa liberdade na organização em que trabalha entre em contato com a gente!

A Alymente é uma plataforma de benefícios flexíveis sem taxas nem mensalidades e ao contrário do que muitas pessoas pensam não há custo de setup. É muito simples, basta entrar em contato com nosso time de atendimento, onde será feito o cadastro da empresa e de seus respectivos colaboradores e pronto! O próximo passo é fazer a recarga e sair utilizando.

Se quiser conhecer mais acesse o nosso site ou mande um e-mail para oi@alymente.com.br :)

Nadjine Hochleitner Terhoch
Jornalista e apaixonada por fotografia e literatura.